Oi galera do Cyber!
Ei vcs preferem pokémom ou digimom? hum... os dois animes tem semelhanças marcantes que vai desde o nome até as evoluções,mas cada um com um estilo de conquistar a galera animateira,vejamos agora um pouco de cada uma das semelhanças e diferenças desses dois sucessos.
Os mostrinhos:
Em ambas as séries os monstrinhos têm características próprias bastante imaginativas. A honra de idéia original cabe a Pokemon, que mostrou como monstrinhos que combinam da maneira mais variada possível características de animais, vegetais, pessoas, bonecos e outras coisas indefinidas (como Muk, Ditto) também podem ser simpáticos e atraentes.
Um monstro como o Bulbassauro, meio sapo e meio flor, geralmente seria destinado à categoria dos "monstros maus" (sim, também entre os monstros há estereótipos de características de "bandidos" e "mocinhos"), mas é um dos pokemons principais, dotado de uma forte personalidade. Os nomes dos pokemons são especialmente bem bolados, ao menos em inglês, que é de onde vêm os nomes da versão brasileira, como o Bulbassauro, formado de "bulbo" e "sáurio" - i.e. lagarto, como em "dinossauro"- ou o Squirtel, uma mistura de esquilo - squirrel em inglês - e tartaruga - turtle.
Em Digimon também há relação entre os nomes e as formas dos monstrinhos (além do -mon ao final de cada um), mas infelizmente meu japonês não é suficiente para entender os significados, a não ser aqueles baseados no inglês, como Lilimon ou Angemon (será que não há nenhum fã de Digimon que fale japonês e esteja interessado em explicar o significado de Agumon, Garurumon, Ikkakumon e companhia?).
Os digimons também têm características mistas, mas não são mais a união de dois "elementos" claramente reconhecíveis como os pokemons. Palmon e suas formas Togemon e Lilimon são decididamente vegetais, enquanto os demais têm uma forma "básica" de ave, inseto ou mamífero "incrementada" com elementos estranhos como um dinossauro com um "capacete" de osso, um lobo com um chifre no meio da testa e a pele solta como um casaco, etc. (isso sem falar da "forma-bebê", o primeiro estágio, no qual todos parecem mais ou menos com bolhas de olhos e bocas grandes). Ainda assim, fica bastante clara a referência a Pokemon no personagem Patamon, também ele um bichinho arredondado e amarelado, de orelhas longas e olhos de coelho, extremamente fofinho (e bastante teimoso). A referência é tão obvia que um dia ouvi um otaku (maníaco por mangás/animes) dizendo a outro: "fora Pikachu, viva Patamon!"
De qualquer modo, os monstrinhos principais de ambos animes são baseados em animais e/ou vegetais modificados. Enquanto essa regra se mantém mais ou menos para todos os pokemons, os digimons secundários são mais ecléticos, podendo assumir as formas mais bizarras, como um ser que parece um cone cortado ao meio com uma boca cheia de dentes que vive com um ratinho ou um sapo com uma tuba enrolada no pescoço. E aqui temos a primeira (e talvez a principal) diferença entre as duas séries: enquanto Pokemon é "fofinho" e "pra cima", Digimon é bizarro, estranho, tortuoso e muitas vezes decididamente dark.
As evoluções :Como já disse, Pokemon nasceu de um videogame. É muito interessante notar que a sistemática dos videogames acompanha a estrutura dos romances de formação: o jogador encontra em sua "jornada" níveis crescentes de dificuldade a serem transpostos. Ao mesmo tempo, vai acumulando "vidas" ou poder, recebe novos equipamentos ou assume novas formas que lhe permitem vencer tais obstáculos. Podemos assim também considerar o videogame como uma forma de treinamento para o auto conhecimento (se não ficarmos a vida toda apenas treinando num computador e esquecermos de aplicar os mesmos princípio na "vida real"...).
Em Pokemon, a estrutura do anime acompanha a do jogo: os monstrinhos têm uma evolução sempre progressiva, isto é, quando mudam de fase e evoluem para uma forma mais poderosa, por exemplo, de Charmelleon para Charizard, não podem mais voltar à forma anterior, mais fraca. Eles realmente se transformam em um outro ser e assim permanecem até a próxima evolução. Em Pokemon, a evolução dos monstrinhos depende da quantidade e/ou qualidade do treino que seu treinador lhe oferece e da boa interação entre os dois (Misty chega a dizer que é o amor que o treinador dedica ao pokemon que realmente causa a sua evolução). A evolução dos monstrinhos é, assim, uma extensão da dedicação e do aperfeiçoamento do treinador: os pokemons são uma extensão da pessoa do treinador, uma manifestação visível de seu crescimento (como já havia dito na página sobre Pokemon).
As evoluções dos monstrinhos em Digimon também estão, de certo modo, ligadas aos "digiescolhidos": cada digimon "pertence" a uma criança e evolui para protegê-la, mas as evoluções acontecem meio que por acidente. Não se sabe ao certo se é a quantidade de comida, o nível de cansaço ou uma certa ligação "mística" com o digiescolhido (que fica clara quando Tai "erra a mão" e faz Agumon se transformar no perigoso Skullgreymon) que permite ou impede a transformação. Por vezes, o digimon quer se transformar e não consegue, ou o digiescolhido quer transformá-lo e também não tem sucesso. Apenas uma conjunção favorável de todos os fatores (ou um grande esforço por parte de ambos em situações extremas) leva a uma evolução que, ao contrário de Pokemon, não é permanente e nem sempre progressiva: apesar de se transformarem em criaturas por vezes muito diferentes da forma original, ao esgotarem suas forças os digimons voltam a estágios "mais fracos", o que também é interessante: mesmo quando conseguimos nos aperfeiçoar em alguma coisa, nada garante que vamos permanecer sempre assim: vários fatores podem nos desgastar e muitas vezes épreciso dar um passo atrás para avançar dois à frente.
E então?
Então que ambos animes têm realmente pontos comuns, mas não são, como eu pensava a princípio, duas versões de um mesmo tema com finalidades comerciais. É claro que há muito interesse econômico envolvido e que sem o sucesso de Pokemon não haveria Digimon. No entanto, cada série tem sua linha condutora e seus méritos próprios - e que não são poucos. Destaco aqui o caráter educativo de Pokemon e, principalmente, o achado que é o Pikachu em termos de comunicação sem palavras. De Digimon fica a bela concepção estética (que me incomodava a princípio, mas que é muito original e bem realizada) e a tematização aberta dos medos e conflitos de adolescentes e adultos de uma forma franca e objetiva. E bola pra frente, que ainda há muitos animes e mangás para serem apreciados!
Cometem e deixem seus recados ai em baixo tá se quiserem deixem sugestões que eu seu humilde redator postarei com muito carinho!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Parabéns Many seu jeito de postar está melhorando a cada dia Parabéns !
Essa postagem até merece ser chamada de matéria
Além do mais vo criar um menu com esse nome agora
Algum tempo atrás gostava mais de Digimon que
pokemon
mais hoje em dia prefiro mais pokemon do que digimon
dificil em
ambos eu prefiro as primeiras temporadas e ficaram idiotas com o tempo naum to conseguindo escolher o melhor naum mais nos videogames digimon ganha disparado
hun pelas continuações de digimon ateh digimon 3 pq o digimon 4 nem curto acho ke digimon ganha essa batalha
pokemon owna lindo digimon sem dúvidas
/\ só se for nos teus sonhos
WOW essa matéria é muito boa,olha confeço que nem sei qual dos dois animes é melhor,eu fazia coleção de bonequinhos do digimon e do pokemon na quando era mais nova^^ e eu sempre ficava em dúvida de qual eu gostava mais,alguns dias atrás antes de ler essa matéria eu cheguei a comentar com uma amiga minha que digimon e pokemon divia ter alguma relação agora tenho certeza.Sua postagem me ajudou a entender mais os pokemons e os digimons e me confundiu mais ainda de qual é o melhor...bem acho q pra mim são os dois...Tudo de bom e um abraço ^^
Postar um comentário